REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE MOTOCROSS – 2015
1. TÍTULO E GENERALIDADES
A FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO NORTE - FEMORN, é a única entidade capacitada por lei a: autorizar, aprovar, coordenar, planificar e supervisionar atividades motociclísticas no território do Rio Grande do Norte, e em conseqüência disso elabora o presente regulamento. Assim sendo este Campeonato é de propriedade da FEMORN.
O Campeonato Norteriograndense de Motocross 2015 será composto por provas organizadas por pessoas indicadas pela Diretoria de Motocross e supervisionado pela FEMORN- Federação de Motociclismo do RN.
O Campeonato será realizado com o número mínimo de 5 etapas e o máximo de 8 etapas, cada etapa poderá ter uma ou duas baterias, cada bateria pontua para o campeonato.
2. PILOTOS
2.1 Licenças
Para participar do Campeonato 2015 o piloto terá que se filiar ou renovar a filiação CBM/FEMORN 2015(Carteira Nacional). Poderão participar das provas pilotos de outras Federações ou com carteira CBM Regional RN, concorrendo aos troféus e premiações sem, contudo marcarem pontos no Campeonato Norteriograndense.
3. MOTOCICLETAS E CLASSES
3.1 Categorias:
- MIRIM A (65 cc): Motos 2T de 59cc até 65 cc e motos de até 110cc 4t. Pilotos homens de 7 a 12 anos e mulheres até 13 anos.
- MIRIM B (85 cc) : Motos 2T de 70cc até 105 cc e 4T importada até 150 cc. Pilotos homens de 11 a 15 anos. podendo participar com motos 230cc nacional.
-Nacional AMADOR: Moto Nacional de 125 a 300cc. Pilotos a partir de 16 anos. Exclusivo para pilotos amadores. O pilotos inscritos nesta categoria não pode se inscrever em nenhuma outra categoria desta prova.
-Nacional 230: Motos CRF230 ou TTR230) , preparação livre do motor original da moto (podendo aumentar a cilindrada), suspensão nacional. Pilotos a partir de 16 anos completos.
- Força Livre Nacional (F.L.N.): Motos 4T de 125cc até 400cc, de fabricação em série nacional, com no mínimo 200 unidades comercializadas em território nacional.
- Open nacional: motos de fabricação nacional e pilotos a partir de 34anos de idade.
-MX4: Motos importadas até 450cc. Pilotos a partir de 40 anos completos.
-MX3: Motos 2T de 125cc até 250 cc e 4Tde 175 cc até 450 cc. Pilotos Homens a partir de 34 anos completos no dia da corrida e mulheres a partir de 18 anos.
- MX2: Motos 2T de 125cc ate 150cc cc e 4Tde 175cc até 250cc (16 anos em diante).
- MX1: Motos 2T de 125 cc ate 250 cc e 4Tde 175 cc até 450 cc. (18 anos em diante)
Para determinação da categoria do piloto pela idade máxima, será observada a sua idade no dia 01 de Janeiro de 2015.
Os pilotos poderão competir em mais de uma classe, desde que com as devidas motos e condições específicas. Exceto o piloto inscrito na Nacional Amador.
Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo da CBM, firmado pelo seu responsável legal).
3.4 Números de Largada
O numeral da motocicleta tem que estar legível, não estando legível o piloto perde o direito a reclamação de resultado. Os pilotos utilizarão números de acordo com uma reserva feita na FEMORN por todo o ano.
4. PISTA
4.1 O percurso deverá ser homologado pela FEMORN através de um dos seus representantes e deverá ter largura mínima de 6 metros em toda sua extensão, o comprimento deve ser de 700 metros no mínimo.
4.2 A largada deverá ser fora da pista, facilitando o acesso ao gate mesmo com a corrida em andamento.
4.3 A distância da pista para o público (isolamento) deverá ser de no mínimo 5 metros.
4.4 O Isolamento interno (área de contato com o piloto) deverá ser feito com arame liso .
4.5 Durante a competição o percurso poderá ser alterado pela Comissão de prova neste caso os pilotos que ainda faltam largar terão a possibilidade de dar, no mínimo, 1 (uma) volta de inspeção no novo traçado.
4.6 Deverá existir uma área isolada denominada PARQUE DE ESPERA.
4.9 O gate deverá ter no mínimo 14 lugares e no mínimo um metro de largura cada baia.
4.2 A largada deverá ser fora da pista, facilitando o acesso ao gate mesmo com a corrida em andamento.
4.3 A distância da pista para o público (isolamento) deverá ser de no mínimo 5 metros.
4.4 O Isolamento interno (área de contato com o piloto) deverá ser feito com arame liso .
4.5 Durante a competição o percurso poderá ser alterado pela Comissão de prova neste caso os pilotos que ainda faltam largar terão a possibilidade de dar, no mínimo, 1 (uma) volta de inspeção no novo traçado.
4.6 Deverá existir uma área isolada denominada PARQUE DE ESPERA.
4.7 Deverá existir uma área isolada determinada ÁREA DE BOX para os pilotos.
4.8 A organização deverá disponibilizar banheiros com acesso próximo para os pilotos.4.9 O gate deverá ter no mínimo 14 lugares e no mínimo um metro de largura cada baia.
5. OFICIAIS
As ações serão interpretadas pelos oficiais responsáveis de acordo com a legislação desportiva vigente e os regulamentos esportivos específicos da CBM aquelas consideradas como antidesportivas, ou em desacordo com os interesses do esporte ou do evento em questão, estão sujeitas a sanções disciplinares previstas pelo Código Brasileiro de Justiça Disciplinar e Desportiva.
5.1 JURI
O Júri de Prova será composto por três membros e será nomeado pela FEMORN.
6. - INSCRIÇÃO
Para as categorias do Campeonato Norteriograndense de Motocross – 2015, as inscrições deverão ser feitas somente por pilotos filiados a Femorn ou a outra Federação do Brasil. Piloto menor de idade somente participará com a devida autorização e assinatura na ficha de inscrição do pai ou mãe do piloto.
7 -TREINOS
Durante os treinos, cada piloto poderá utilizar somente motocicletas vistoriadas e aprovadas na inspeção técnica. Os treinos são por categoria e seguem o cronograma da prova. Os horários dos treinos livres serão informados no Regulamento Suplementar de cada etapa.
7.1 A Comissão de Prova poderá a qualquer tempo e por sua livre avaliação técnica, desclassificar qualquer piloto que julgue não estar apto a competir.
8 SILÊNCIO NOS BOXES
Paredões de som não são permitidos nos boxes dos pilotos, de modo a não comprometer a comunicação.
9 HORÁRIOS DO EVENTO.
Após o encerramento das inscrições, será divulgado e confirmados em serviço de som no local da prova os horários dos treinos e provas através do regulamento suplementar. Salvo situações extremas e força maior, os horários poderão ser alterados.
10 LARGADA
10.2 Procedimento de Largada
O Piloto é o responsável por observar o horário de largada previsto, devendo comparecer ao parque de espera imediatamente após largar a categoria anterior.
Dependendo da condição da pista poderá ser liberada uma volta de reconhecimento (não obrigatória) e imediatamente após o piloto deverá seguir para o Gate.
Em caso de classificatórias os primeiros lugares terão prioridade na entrada do parque fechado, para escolher o lugar no Gate, se não houver classificatória a ordem é a de inscrição.
Somente o mecânico ou o chefe de equipe poderá acompanhar o piloto no Gate de largada até o momento da bandeira verde, e deverá se afastar do piloto e dirigir-se ao pit-line assim que a mesma for agitada.
Após o piloto tomar sua posição no Gate de largada, ele não pode mudar de posição, voltar à zona de espera ou receber assistência antes da largada.
Se o piloto tiver um problema mecânico no Gate de largada, ele deverá aguardar por assistência após a largada ter sido efetuada. Após a largada ele poderá receber assistência de seu mecânico apenas em sua posição.
Quando todos os pilotos estiverem sobre a linha de largada, o Comissário levantará uma placa com "30 segundos". Depois vira a placa para 15 (quinze) segundos, avisando que a largada se dará nos próximos 15 segundos.
Na área em frente ao Gate de largada não é permitido nenhum tipo de reparo, podendo o piloto ou membro de equipe que infringir esta regra ser penalizado.
10.3 LARGADA CANCELADA
Toda largada cancelada será indicada por uma) bandeira vermelha agitada. Os pilotos deverão retornar para o mesmo local do gate onde estavam e aguardar uma nova largada.
10.4 Reparos e Substituições
Os pilotos terão a possibilidade de reparar a motocicleta na zona de reparos da pista (pit stop) durante a prova.
11 PARADA DE UMA PROVA
O Diretor de Prova tem o direito, sob sua própria iniciativa, por razões urgentes de segurança, ou caso de força maior, paralisar uma prova prematuramente ou cancelar uma parte ou todo o evento.
· Se uma prova é interrompida até que a segunda volta tenha sido completada uma nova largada será realizada imediatamente, sendo a troca de motocicleta proibida.
· Se uma prova é interrompida depois da segunda volta e a qualquer momento durante a primeira metade do tempo previsto de prova, haverá uma nova largada completa, com a participação dos pilotos que ainda estiverem na prova. Os pilotos retornarão para os boxes e a nova largada acontecerá em, no mínimo 15 (quinze) minutos após a paralisação da prova. A Comissão de Prova pode excluir um ou mais pilotos de participarem da nova largada, no caso de serem julgados culpados pela paralisação da prova.
· Se uma prova é paralisada após transcorrida a primeira metade do tempo ou número de voltas previsto, a prova será considerada completa. A ordem de chegada será baseada na colocação dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada. O (s) piloto(s), indicado (s) pelo Diretor de Prova como responsável (is) pela bandeira vermelha, serão penalizados com 1 volta a menos.
12 ASSISTÊNCIA EXTERIOR, CORTE DE PERCURSO.
Qualquer assistência externa no percurso é proibida durante a prova a menos que seja efetuado por outro piloto participante da bateria ou um fiscal de pista designado pelo organizador para garantir a segurança. Tomar atalhos no percurso é proibido. A violação deste Regulamento acarretará em penalidade de 1 (uma) volta ao piloto.
13 PIT STOP/ (ZONA DE REPAROS)
Ao lado da pista haverá uma área que deve ser reservada para reparos durante a prova. As únicas pessoas autorizadas a ficar nesta área específica são os mecânicos ou chefe de equipe.
O reabastecimento deve ser feito com o motor desligado, e só é permitido no pit-stop.
Na Zona de Reparos será proibido ingressar sem camisa, descalço, portando algum tipo de bebida alcóolica, mal vestido e com comportamento anormal. O mecânico ou membro de equipe que deixar esta área para sinalizar ou auxiliar algum piloto, estará automaticamente penalizando o seu piloto em 1 volta do resultado final.
14 SINAIS OFICIAIS (Bandeiras e seus significados)
Os sinais oficiais devem ser dados por meio de bandeiras como segue:
Vermelha agitada, PARADA IMEDIATA para todos os pilotos;
Preta agitada, o piloto indicado deverá parar imediatamente no Pit Stop;
Amarela fixa, perigo adiante, PILOTAR DEVAGAR;
Amarela agitada, PERIGO IMEDIATO, REDUZA A VELOCIDADE, NÃO SALTAR E NÃO ULTRAPASSAR, preparar para parar se necessário.
Azul agitada, RETARDATÁRIO, não mude de traçado e PERMITA A ULTRAPASSAGEM;
Branca com cruz vermelha, atenção, pessoas e ou veículo de serviço médico na pista
Verde, pista livre para a largada da bateria;
Xadrez Preta e Branca, agitada, fim de prova ou treino;
A bandeira azul deve ser usada por Oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta bandeira somente.
16 VISTORIA
16.1 Teste Antidoping e de Álcool
È proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos pilotos, o teste antidoping e de álcool podem ser efetuados de acordo com o Código Médico e regulamentações do C.O.B..
Um piloto com o teste positivo será excluído de todo o evento. Penalidades adicionais como suspensão do campeonato poderão ser impostas.
16.2 - EQUIPAMENTOS
Não é permitido participar (treino e corrida) sem os equipamentos de segurança específicos para o motocross, calça, camisa manga longa, colete, luvas, capacete, óculos e botas.
16.3 – Itens obrigatórios de Vistoria:
- Suspensão em bom estado de funcionamento;
- Raios e roda em bom estado;
- Freios, manetes e acelerador com funcionamentos normais;
- Tanque de combustível sem vazamentos;
- Corta corrente de fácil acesso e funcionando;
- Manetes com proteção nas extremidades;
- Proibido o uso de descanso, faróis, piscas e lanternas;
- Ausência de objetos cortantes nas extremidades (parafusos, arames)
- Manoplas, Fixação de guidon e mesas em bom estado;
- Number Plate frontal e lateral com numeração grande e visível .
17 RESULTADOS
O vencedor de uma prova é o piloto que tiver o maior numero de voltas e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar após ser anunciada a última volta ou na volta anterior em caso de prova paralisada por bandeira vermelha.
Um piloto não será classificado se não tiver completado 50% do número total de voltas completadas pelo vencedor. Todos os resultados devem ser homologados pelo Júri de Prova;
18 PONTUAÇÃO DO CAMPEONATO
Cada bateria válida (homologada) marcará pontos para o Campeonato. No final do campeonato o piloto descarta uma bateria com o seu pior resultado. O primeiro critério de desempate para o Campeonato é o descarte, depois é o número de vitórias, segundos lugares e assim sucessivamente.
Os pontos serão atribuídos para o Campeonato em cada bateria válida como segue:
01º Lugar – 25 Pts 06º Lugar - 15 Pts 11º Lugar - 10 Pts 16º Lugar - 5 Pts
02º Lugar – 22 Pts 07º Lugar - 14 Pts 12º Lugar - 9 Pts 17º Lugar - 4 Pts
03º Lugar – 20 Pts 08º Lugar - 13 Pts 13º Lugar - 8 Pts 18º Lugar - 3 Pts
04º Lugar – 18 Pts 09º Lugar - 12 Pts 14º Lugar - 7 Pts 19º Lugar - 2 Pts
05º Lugar – 16 Pts 10º Lugar - 11 Pts 15º Lugar - 6 Pts 20º Lugar - 1 Pto
18.1 Pilotos com carteira Regional RN ou Carteira CBM de outras Federações poderão participar mas não marcam pontos no campeonato RN.
18.2 Ao final do Campeonato será contemplado com troféu e certificado de CAMPEÃO ESTADUAL 2015 o primeiro e segundo lugar do ranking das categorias definidas no artigo 3.1
19 PROTESTOS E PENALIZAÇÕES:
19.3 Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude anti-desportiva deverão ser feitos por escrito pelo Piloto ou Chefe de Equipe e entregue ao Júri de Prova, até no máximo 15 minutos após a bandeirada de chegada do vencedor da prova.
Reclamação contra resultado deve ser apresentada ao júri de Prova dentro de 10 minutos seguintes a divulgação dos resultados.
19.4 O piloto que não cumprir as determinações da Direção ou júri de prova poderá ser punido com suspensão de participar de provas oficiais CBM (Campeonatos Estaduais) pelo período determinado pela comissão disciplinar da FEMORN (após reunião específica para o assunto).
Todos os protestos devem ser feitos por escrito e ESPECÍFICADOS POR ITEM, e acompanhados por uma taxa de R$ 50,00 (cinqüenta reais).
Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; no caso da procedência, o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor do Organizador do evento ou no caso de reclamação técnica para a equipe reclamada.
Os protestos contra decisões do Diretor de Prova será julgado pelo Júri de Prova. Os protestos contra decisões do Júri de Prova será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça desportiva da CBM.
19.1-Os casos omissos durante o evento (brigas entre equipes, desacato a membros da Comissão de Motocross da Federação) serão julgados pela comissão de motocross e aplicado as penalizações no evento ou nas próximas etapas.
19.2-O piloto ou um membro da equipe que tumultuar o local de apuração será penalizado com a desclassificação do piloto na prova.
20 ENTREGA DE PRÊMIOS
Os cinco primeiros colocados em cada bateria, caso solicitado, deverão se dirigir imediatamente ao pódio após o término da bateria para receber a premiação.
21 AJUDA DE CUSTO
21.1 Moeda
As ajudas de custo serão pagas na secretaria de prova AOS PILOTOS PRESENTES, DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS DOCUMENTALMENTE, OU A SEUS REPRESENTANTES QUANDO MENORES.
Os pagamentos deverão ser realizados em Cheque ou Dinheiro.
O valor total da ajuda de custo poderá alternar de uma etapa para outra e será divulgado no Regulamento Suplementar de cada prova.
21.2 Troféus
No mínimo os cinco primeiros colocados de cada etapa válida, deverão ser premiados com troféus no pódio.
22 AUTORIDADES DO EVENTO:
Desde o início da Vistoria até o início das provas, bem como após as provas até a Homologação final dos resultados, o evento está sob a autoridade do Júri de Prova.
Durante as provas cabe a Comissão de Prova a autoridade sobre o evento.
Este regulamento poderá ser alterado pela Comissão de Motocross da FEMORN, ressalvados direitos adquiridos, sendo que qualquer alteração ou atualização será obrigatoriamente publicada e divulgada em adendo.
Os Casos Omissos a este regulamento serão decididos em conformidade com os regulamentos da “CBM” naquilo que não colidirem com as diretrizes esportivas brasileiras.
Este Regulamento foi elaborado pela Diretoria de Motocross da FEMORN.
Federação de Motociclismo do Rio Grande do Norte - FEMORN
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